O que é a nevralgia dentária
Diversos pacientes consideram a neuralgia do trigêmeo, chamada também de nevralgia dentária, como uma das piores dores já sentidas. Por isso, não tem como ignorá-la e não buscar ajuda com um especialista. O nervo trigêmeo tem ligação com a sensibilidade facial, localizada da parte frontal do couro cabeludo até o queixo. Com isso, a dor atinge apenas uma das metades do rosto.
Os pacientes indicam que a nevralgia dentária pode surgir em qualquer ocasião, como ao sorrir, comer, sentir o vento no rosto ou tocar a face. Por isso, torna-se necessário realizar um tratamento para devolver a qualidade de vida ideal ao paciente.
Tipos de tratamento da nevralgia dentária
Através do avanço tecnológico na odontologia, atualmente existem vários tipos de tratamento para a nevralgia dentária. Nesse caso, os três principais procedimentos são:
- Radiação: o objetivo desse tratamento é alcançar diretamente a raiz do nervo para que ele cesse a emissão de sinais de dor ao cérebro. No entanto, a ausência de dor geralmente não acontece logo após o procedimento e sim depois de alguns meses. É importante destacar que esse método não garante que a dor desapareça para sempre;
- Micro-descompressão vascular: nesse tratamento, cuja taxa de sucesso é de 95%, o profissional afasta a artéria do nervo ao colocar um isolante entre os dois. O material não é absorvido pelo corpo e pode ficar na região por tempo indeterminado;
- Rizotomia sensitiva: dentre as três opções existentes, a rizotomia sensitiva é a mais invasiva, porque tem como objetivo cortar o nervo trigêmeo para que ele não tenha ligação com o cérebro e, com isso, não envie mais sinais de dor. O maior risco desse tratamento é a possibilidade de causar dormência permanente em uma das metades do rosto, por isso é recomendável realizá-lo em último caso, pois é um procedimento irreversível.
Alternativas medicamentosas como tratamento da nevralgia dentária
Existem medicamentos que auxiliam na diminuição da dor promovida pela nevralgia dentária, como baclofeno, gabapentina e carbamazepina. No entanto, nem todas as pessoas atingem um resultado satisfatório com esses medicamentos, por isso, optam por fazer algum dos procedimentos anteriores.
Dessa forma, existem várias opções fornecidas aos pacientes para que eles consigam eliminar ou, ao menos, amenizar a dor causada pela nevralgia dentária.
Para saber mais sobre nevralgia dentária
Ligue para 0800-730-7373 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!